Segurança no Mercado Imobiliário

Com o receio dos investidores de uma desaceleração da economia americana e consequentemente em todo o mundo, há nos EUA um movimento em busca de ativos de segurança como alguns segmentos do mercado imobiliário.

Algumas empresas desses segmentos estão subindo mais de 50% na bolsa americana, quase 3x mais que o índice S&P 500 em 2019, como a American Tower (+44,05%); Equinix (+68,28%); Prologis (+52,56%); Equity Residential (+38,37%), etc.

Tecnicamente são empresas em setores menos expostos ao mercado externo, que estariam imunes à desaceleração global e há no mercado opções de companhias de alta qualidade, baixa dívida, portfólio de propriedades diversas e equipes com experiência de vários ciclos econômicos passados.

O fundo Neuburger entregou 12% ao ano nos últimos 3 anos, performance superior a maioria dos concorrentes, e agora o fundo vem aumentando a exposição no mercado imobiliário em empresas que seriam mais favorecidas com o atual ciclo de queda de juros como os centros de data center. Ao mesmo tempo o fundo vem reduzindo participação em shopping centers, varejo em geral.

Os datas centers têm tido um aumento da demanda para dar suporte à computação em nuvem, como a Equinix Califórnia - Alta de 68,28% em 2019 - com propriedades em 24 países, porém em um segmento de Economia Digital, que não sofre com a tensão comercial global, segundo o CEO Charles Meyers em recente entrevista, que ainda vê um potencial grande com a chegada da tecnologia 5G - Já que é 10x mais rápida que os telefones 4G.

Já existem REITS (Fundos de investimentos imobiliários) de torres de celular (infraestrutura) recebendo muitos investimentos, pelo potencial tecnológico e por serem considerados por muitos uma maneira de se proteger da volatilidade do mercado comum, como o Eaton Vence Real Estate (+25,99% em 2019).

No futuro próximo, investidores tendem a favorecer empresas que atendam à demanda digital global, menos vulneráveis a desacelerações econômicas, tarifas e interrupção específicas de um setor, como varejistas e hotéis.

E os investimentos através dos fundos ETF são outra tendência em crescimento.

O mercado de ETF subiu para R$ 4 trilhões em ativos sob gerenciamento com tendência de crescimento contínuo, beneficiado pelos cortes nas taxas de juros.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 by ANDRADE CÂMARA

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon